2 de junho de 2010

Diversidade cultura no Brasil

A cultura é um patrimônio da sociedade que vem sendo repassado ao longo dos anos e gerações. Em razão disto, sofre mutações, podendo ser empobrecida ou enriquecida, e por diversas vezes acabar completamente estagnada.

Sendo a cultura formada a partir de um conjunto de fatores morais e éticos bem como os hábitos e costumes da sociedade, fica fácil observar que da mesma maneira como ocorrem mudanças nestes fatores, ocorrem mudanças culturais como modo de adaptação às novas realidades sociais. Daí obtemos a multiplicidade de formas culturais.

Com o processo de globalização exacerbado, houve conseqüentemente a inserção de novos valores aos nossos, o que trouxe a desvalorização do nacional e contemplação do estrangeiro, agora no papel de dominação. Cabe então ao Estado como mediador da cultura nacional estabelecer políticas que demonstrem a importância do pluralismo cultural, que reafirmem a manutenção da nossa identidade, protegendo, apoiando, valorizando e difundindo as suas manifestações e expressões.

Somente teremos os nossos valores culturais repassados as gerações futuras se tivermos inculcadas na geração presente um sentimento de pertencismo de uma identidade cultural que foi fomentada em uma história onde há muito a ser descoberto.

Priscilla Silva Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário